por Rodrigo Lavalle
Texto publicado originalmente no Conexão Paris em 12/11/2011.
As famosas grifes de luxo francesas (Chanel, Dior, Louis Vuitton) e as grandes cadeias de ”fast fashion” mundiais (Zara, H&M, Mango) são bem conhecidas pelo turista brasileiro que visita Paris. Existem porém inúmeras outras marcas francesas que se situam entre esses dois extremos do mundo da moda e que são pouco conhecidas fora da França. Tais marcas conjugam preços mais acessíveis, informação de moda e boa qualidade de tecidos e acabamento, estando presentes no guarda-roupa e no dia a dia das parisienses. Abaixo selecionei algumas delas e fiz uma aproximação com grifes brasileiras. Vale a ressalva de que essa aproximação não quer dizer que elas sejam exatamente iguais. O estilo de vida, a cultura e o clima dos dois países são bem distintos e isso se reflete na moda que cada um faz:
Zadig & Voltaire – jovem, casual, cool. Possui ao mesmo tempo um lado rock and roll e um lado hippie-chic. Seu criador é neto de um dos fundadores da Lacoste. No Brasil: Ellus.
9 rue du 29 Juillet, 75
Sandro – chique, feminina, antenada com as últimas tendências da moda sem ser fashion-victim. A típica marca que confere às parisienses aquele ar “chique sem esforço”. No Brasil: Animale menos sexy.
269 rue Saint Honoré, 75001
Maje – na mesma linha da Sandro. Foi criada por uma das duas irmãs que inicialmente fundaram a Sandro. No Brasil: Animale menos sexy.
267 rue Saint Honoré, 75001
Gerard Darel – originalmente uma marca de acessórios em couro (é responsável pela it-bag 24 Heures) faz uma moda sóbria, clássica e refinada.
174, boulevard Saint Germain, 75006
Paul & Joe – alegre, colorida, jovial, sem nunca deixar de ser chique (‘ser chique’ é uma constante na maioria das marcas francesas). No Brasil: Maria Bonita Extra.
47/49 rue du Four, 75006
American Vintage – apesar do “vintage” no nome a marca trabalha com os básicos do guarda-roupa feminino em fibras naturais. No Brasil: Osklen sem o lado conceitual.
28 rue Saint-Sulpice, 75006
Antik Batik – cores, bordados, tie-dye, inspiração étnica/oriental/hippie-chic. No Brasil: Lino Vilaventura simplificado.
26 rue Saint-Sulpice, 75006
The Kooples – o conceito da marca é “chique de rua” com influêcias do rock, do vintage e do estilo dandy inglês. Cores sóbrias e alfaiataria de proporções e cortes modernos. As campanhas publicitárias sempre utilizam casais reais, ‘kooples’ é uma modificação da palavra ‘couples’ (casais em francês). No Brasil: alfaiataria do Alexandre Herchcovitch.
191 rue Saint Honoré, 75001
Antoine & Lili – estampas, cores, influência vintage e étnica, um perfume artesanal. Existem também as lojas de moda infantil e de decoração. No Brasil: mistura de Ronaldo Fraga e Isabela Capeto.
3 rue du 29 Juillet, 75001
P.S.: Todas as marcas possuem várias lojas espalhadas por Paris.
Quer comprar roupas novas em Paris ou mudar seu estilo? Clique aqui para saber sobre os serviços que eu ofereço.
Filed under: Compras, Conexão_Paris, Moda Tagged: american vintage, antik batik, antoine & lili, compras, conexão paris, gerard darel, lojas, maje, moda feminina, moda masculina, paul & joe, sandro, the kooples, zadig & voltaire